Bom, essa é minha humilde opinião. Se você nunca saboreou esses ambientes, sugiro conhecer !
Por acreditarem que o eclipse não oferece recursos para trabalhar com a edição de janelas gráficas (fazendo uso do Framework Swing), muitos programadores java vão em busca de uma IDE que traga esse "benefício", por exemplo, o famoso Netbeans (que é, de fato, muito bom !).
Não estou querendo promover uma seita, mas, e os apaixonados pelo Eclipse?! Como ficam ?!
Nem tudo está perdido, o Visual Editor (VE) é uma excelente alternativa, leia essa matéria. Mais uma vez recorro aos apaixonados pelo eclipse, sabemos que a cada nova versão gerada (Callisto, Europa, Ganymede, Galileo, Helios, Indigo, ...), o VE sofre para funcionar. Ficamos aguardando atualizações ... que tristeza !
Mais uma vez ... nem tudo está perdido !! Apresento o Windows Builder !! O negócio é tão bom, dispensa comentários, você precisa conhecer.
Para instalar, siga os passos:
1) Abra o eclipse.
![]() |
| Eclipse: Versão Indigo |
2) No menu Help, escolha a opção "Install New Software" ...
3) Adicione (add) novo site (Work with).
4) Informe: Name (Windows Builder) e Location (de acordo com a versão do eclipse, ver no site).
![]() |
| No meu caso, location para versão 3.7 ("indigo") |
Prontinho, agora é só instalar ...
O instalador solicitará a reinicialização do eclipse, quando retornar o Windows Builder estará disponível. Para usar, basta criar novo projeto java (File - New - Java Project), adicionar uma classe visual (File - New - Other).
Ao abrir o arquivo gerado, perceba que este possui duas abas: Source e Design. A primeira aba permite que você trabalhe diretamente no código gerado (famoso, "no braço") e a segunda permite que você trabalhe visualmente.
Achei simples, leve e higiênica !!
E ísso aí. Divirta-se !!







Nenhum comentário:
Postar um comentário